Serviços avançam 6,1% no Acre e reforçam retomada econômica, aponta IBGE
O setor de serviços no Acre apresentou uma recuperação significativa em dezembro, registrando alta de 6,1% em relação a novembro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no último dia 12. Setor de serviços inclui áreas como transporte, turismo, tecnologia da informação, comunicação, serviços profissionais e educação privada, entre outras.
Na comparação entre dezembro do ano passado e o mesmo mês de 2024, o crescimento foi de 3,9%, reforçando a tendência de retomada do setor, que engloba uma ampla variedade de atividades que não envolvem a produção de bens materiais, mas a oferta de serviços à população e às empresas.
Isso inclui áreas como transporte, turismo, tecnologia da informação, comunicação, serviços profissionais, educação privada, saúde privada, atividades financeiras e imobiliárias, entre muitas outras. Por representar desde pequenos prestadores até grandes empresas, esse setor costuma refletir de forma muito sensível o ritmo da economia.
O desempenho do segmento é considerado um termômetro importante da atividade econômica de cada estado. Quando o setor cresce, geralmente indica maior circulação de renda, aumento do consumo e expansão das atividades empresariais. Já quedas sucessivas podem sinalizar perda de dinamismo, retração do mercado de trabalho e redução do poder de compra das famílias.
Assessoria Secom