Carnaval 2026 no Acre teve 251 ocorrências e quatro crimes graves, aponta relatório da Polícia Civil
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Departamento de Inteligência, divulgou em seu site oficial o Relatório Estatístico Sintético do Carnaval 2026. O levantamento reúne dados registrados entre 6h do dia 13 e 5h59 do dia 18 de fevereiro, período que corresponde à quina carnavalesca, e apresenta um panorama das ocorrências registradas na capital e no interior do estado.
De acordo com o relatório, foram registrados 251 Boletins de Ocorrência em todo o Acre. Desse total, 25 estavam diretamente relacionados às festividades de Carnaval, enquanto 226 não tinham ligação com o evento. No mesmo período, foram instaurados 100 procedimentos investigativos, entre Inquéritos Policiais, Autos de Investigação de Ato Infracional, Termos Circunstanciados de Ocorrência, Boletins de Ocorrência Circunstanciados e Verificações de Procedência de Informação.
O levantamento também aponta a ocorrência de quatro crimes graves durante o período analisado, sendo duas tentativas de homicídio e dois casos de estupro. As ocorrências foram registradas nos municípios de Brasiléia e Rio Branco. Em relação aos crimes contra o patrimônio, foram contabilizados 30 registros, incluindo furtos e roubos de celulares e veículos.
Durante a quina carnavalesca, as forças de segurança cumpriram 22 mandados de prisão e conduziram 130 pessoas às unidades policiais em todo o estado. O relatório também contabilizou 56 ocorrências de violência doméstica e 41 representações por medidas protetivas.
Além disso, as equipes da Polícia Técnico-Científica realizaram 157 atendimentos periciais, incluindo exames de lesão corporal, necropsias, perícias de trânsito, análises de drogas e outros procedimentos. Os dados foram coletados pelos OIPs do Departamento de Inteligência e compilados pela Coordenação de Estatística e Análise de Dados do DIPC, sob coordenação do delegado Nilton Boscaro.