A Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB) emitiu uma retificação em seu edital de concurso público, na última quinta-feira (2), modificando as vagas destinadas ao cadastro de reserva para diversos cargos. As mudanças foram para as áreas de Tecnologia da Informação, bem como à medicina da família e comunidade.
As vagas agora ajustadas são para os cargos de Analista de Sistemas com especializações em Banco de Dados, Desenvolvimento Back-End, Desenvolvimento Front-End, Gestão de Sistemas Computacionais e UX, além de Analista de Suporte em Banco de Dados, Redes de Computadores e Segurança da Informação.
Engenheiros de Software e Telecomunicações, assim como Médicos de Medicina da Família e Comunidade, também foram afetados pela retificação.
O Alerta Cidade entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Rio Branco, e o Secretário Municipal de Gestão Administrativa, Jonathan Santiago explicou os motivos das alterações.
De acordo com Jonathan, a retificação para os cargos de tecnologia da informação se deu pela rotatividade dos cargos, e pela necessidade de profissionais da área que optam por outra ocupação que não seja o cargo público. Com a ampliação do cadastro de reserva, a prefeitura teria o suprimento de profissionais da área de tecnologia.
Já a retificação no cadastro de reserva para médicos, o secretário afirmou que atualmente alguns profissionais da área da saúde integram o Programa Mais Médicos do Governo Federal. Dessa forma, a prefeitura buscou integrar profissionais ao seu próprio quadro efetivo, de modo que viesse ampliar o número de médicos no município.