Na tarde desta sexta-feira (10), alunos do curso de medicina e outras áreas da saúde irão se reunir em frente à praça da revolução, em um movimento em prol da federalização da Fundação Hospitalar do Acre (FUNDHACRE). A iniciativa visa aprimorar a formação dos médicos no estado e impulsionar pesquisas e repasses na área da saúde.
A proposta, que já foi objeto de discussões tanto em Brasília quanto no próprio Acre, deverá passar por novas análises na Assembleia Legislativa. Os estudantes argumentam que a federalização trará benefícios significativos para a saúde pública, permitindo uma melhor estruturação dos serviços hospitalares e um ambiente mais propício para a pesquisa e inovação na área médica.
O Alerta Cidade entrou com a Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM), e obteve a resposta de que o governo já está engajado nessa questão.
“O governo é favorável à federalização da Fundhacre. Inclusive, durante agenda em Brasília, em janeiro, o governador esteve reunido com representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Universidade Federal do Acre (Ufac), para debater sobre o assunto”, disse a SECOM.