A partida entre Brasil e Escócia, nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026, pode marcar um feito que não acontece há quatro décadas na Seleção Brasileira. Caso o técnico Carlo Ancelotti confirme a escalação de Alex Sandro entre os titulares, o Brasil voltará a ter três jogadores de um mesmo clube brasileiro atuando juntos em uma partida de Mundial.
A possibilidade envolve atletas do Clube de Regatas do Flamengo. Lucas Paquetá e Danilo vêm sendo titulares nas últimas partidas, enquanto Alex Sandro aparece como opção para substituir Douglas Santos, que está pendurado com um cartão amarelo. Se a alteração for confirmada, será a primeira vez desde a Copa do Mundo de 1986 que a Seleção utilizará simultaneamente três jogadores de um clube do país em um jogo do torneio.
Segundo levantamento da Fifa, a última ocorrência aconteceu na Copa do Mundo do México, quando o Sport Club Corinthians Paulista teve três representantes entre os titulares da Seleção: o goleiro Carlos, o lateral-direito Edson Boaro e o atacante Walter Casagrande Júnior. O trio iniciou as partidas contra Espanha e Argélia na fase de grupos. No terceiro jogo, diante da Irlanda do Norte, Boaro se lesionou e foi substituído por Josimar, então atleta do Botafogo de Futebol e Regatas.
A possível formação também chama atenção por contrariar uma tendência observada nas últimas décadas. Desde os anos 1990, com o aumento das transferências de jogadores para o exterior, tornou-se cada vez mais raro ver atletas de clubes brasileiros ocupando espaço na equipe titular da Seleção. Nas cinco Copas anteriores a 2026, o número de convocados que atuavam no futebol nacional foi reduzido: dois em 2006, três em 2010, quatro em 2014, quatro em 2018 e apenas três em 2022.
O cenário começou a mudar com a chegada de Ancelotti ao comando da equipe. O treinador ampliou a observação do Campeonato Brasileiro e levou sete atletas que atuam no país para o Mundial. Além dos quatro jogadores do Flamengo, a lista inclui Neymar, do Santos Futebol Clube, Danilo, do Botafogo, e o goleiro Weverton, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Historicamente, a presença de vários atletas de um mesmo clube na Seleção era comum. Na conquista da Copa de 1958, o Brasil contou na final com três jogadores do Vasco e três do Botafogo entre os titulares. Em 1962, o Santos teve três representantes na decisão contra a Tchecoslováquia, enquanto o Botafogo contribuiu com cinco titulares. Já no tricampeonato de 1970, o Santos voltou a ter forte participação com Carlos Alberto Torres, Clodoaldo e Pelé na equipe principal.
Agora, 40 anos após a última ocorrência em uma Copa do Mundo, o Flamengo pode recolocar um clube brasileiro em posição de destaque na formação da Seleção. A confirmação dependerá das escolhas de Ancelotti para o confronto decisivo diante da Escócia.


