O Acre segue se consolidando como um celeiro de grandes atletas no cenário internacional. Após conquistar o vice-campeonato mundial em 2025, o lutador acreano Leonardo Calid voltou a representar o Brasil em Las Vegas, nos Estados Unidos, durante o American National NoGi, uma das mais prestigiadas competições de jiu-jítsu sem quimono do país, e garantiu duas medalhas.

A primeira conquista veio na categoria peso médio, destinada a atletas de até 79,5 quilos. Leonardo teve uma campanha de destaque e venceu a semifinal ao finalizar o adversário com um mata-leão. Na decisão, enfrentou o tricampeão mundial Josh Hinger e, após uma luta equilibrada, acabou sendo superado por 2 a 0, ficando com o vice-campeonato.
Já na disputa da categoria absoluto, sem limite de peso, o acreano voltou a impressionar. Mesmo enfrentando adversários significativamente mais pesados, eliminou nas quartas de final um atleta cerca de 20 quilos acima de seu peso, novamente por finalização com mata-leão. Na semifinal, foi derrotado pelo atleta que viria a conquistar o título da categoria, também por um apertado placar de 2 a 0, garantindo a medalha de bronze.
Os resultados reforçam o nome de Leonardo Calid entre os principais atletas brasileiros da modalidade e colocam o Acre em evidência no cenário internacional do jiu-jítsu.
Após a competição, o lutador segue para a cidade de Chicago, onde participará de um período de treinamentos ao lado dos professores Carlos Lemos e Nogueira Júnior, sob a supervisão do mestre Henrique Machado, dando sequência à preparação para os próximos desafios da temporada.
A participação no campeonato contou com o apoio da Sem Fronteiras, 6W Seguros, Unimed, Sicoob Acre, Contém Vida e do deputado Fagner Calegário.


