O primeiro Festival da Macaxeira de Rio Branco está previsto para acontecer entre os dias 26 a 29 de junho do ano corrente, idealizado pela Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA).
“Um evento alusivo a tudo que é referência e que traz subprodutos de insumo da Macaxeira, promovendo o comércio local, o turismo, a agroindústria e o tema que é o agronegócio. Tornar esse evento anual e dar uma conotação como se fosse uma miniexpoacre. Será um evento que movimentará toda uma economia e todo um segmento que é o agropecuário”, disse Istanrley Rocha, diretor de gestão da ACISA.
Com show nacional e diversas outras atrações, assim como a escolha da “Rainha da Produção”, a festa tem gerado diversos comentários dos populares devido ao fato desta acontecer poucos meses antes da eleição que definirá quem vai comandar Rio Branco pelos próximos 4 anos.
Procurado, o ex-prefeito e pré-candidato Marcus Alexandre (MDB), foi enfático ao questionar o motivo desta festa nunca ter acontecido, e agora, 3 meses antes da eleição, a atual gestão decide fazer.
“Uma cidade com tantos problemas, e a gestão gastando dinheiro com o que não deveria. A sede da prefeitura mais parece um salão de festa. Rio Branco está tomada de buracos, e o prefeito prefere gastar dinheiro com o ‘Festival da Macaxeira’, nunca antes feito, enquanto estamos entrando na época da ExpoAcre, tradicional festa do nosso estado, que correlaciona-se com a agricultura. Muito estranho esta festa acontecer 3 meses antes da eleição. A festa acaba e o buraco continua na rua”, disse Marcus Alexandre em entrevista ao Alerta Cidade.
A equipe de comunicação da Prefeitura de Rio Branco foi procurada, mas optou pelo silêncio.