O Comando Local de Greve dos Docentes da Universidade Federal do Acre (UFAC), protocolou na última segunda-feira (1), um Termo de Acordo sobre a pauta local. O documento especifica os itens reivindicados nas reuniões e propõe um diálogo com a reitoria. No entanto, a reitoria informou ao Comando Local de Greve que não irá compor o Grupo de Trabalho para debater os pontos da pauta local.
No texto do termo, os docentes especificam a realização de Assembleia de Greve nesta terça-feira (2), em que terá como pauta a discussão sobre os princípios para a reprogramação do calendário acadêmico e a retomada das atividades de ensino, pesquisa e extensão no pós-greve.
Se caso a reitoria assinasse o documento, seria realizada uma Assembleia de Greve extraordinária que, seguindo os trâmites da organização sindical, teria como pauta única a suspensão da greve dos docentes na Ufac e seus respectivos encaminhamentos. Entretanto, com a decisão da reitoria, a greve na UFAC segue mantida até uma nova negociação local.
A informação de que a reitoria não irá assinar o termo de acordo, foi divulgado na página da Associação dos Docentes da UFAC (ADUFAC).
“Uma tentativa de golpe em uma legítima entidade de representação classista, ou seja, uma atitude que reflete não apenas o desespero, mas a postura autoritária e antidemocrática da atual Administração Superior da UFAC”, diz trecho da publicação.