Rio Branco, AC, 19 de setembro de 2024 08:09
img_7733-1.jpg

Após aprovação do Conselho Universitário, aulas na UFAC retornam na próxima semana

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Universidade Federal do Acre (UFAC) está pronta para retomar suas atividades acadêmicas no próximo dia 15 de julho, conforme o novo calendário aprovado pelo Conselho Universitário (CONSU). A decisão foi tomada após uma intensa discussão que envolveu ajustes importantes para o benefício de toda a comunidade acadêmica.

Inicialmente, a proposta que gerou controvérsias incluía o período de férias dos docentes na metade de fevereiro de 2025, após a realização das primeiras avaliações (N1) no meio do semestre de 2024.2. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) se posicionou contra essa ideia, argumentando que ela seria prejudicial para os alunos e solicitando uma reorganização do calendário.

Após extensos debates na reunião do CONSU realizada na última terça-feira (9), o DCE publicou uma nota comemorando a vitória dos estudantes, destacando que suas demandas foram ouvidas e atendidas.

“Agradecemos a todos os conselheiros universitários que votaram a favor da nossa proposta, a Pró Reitoria de Graduação e ao Nurca pela sensibilidade em endossar nossa posição. Os estudantes saíram vitoriosos nesta tarde!”, diz a publicação do DCE.

Com as novas datas estabelecidas, a matrícula institucional ocorrerá de 11 a 14 de julho, seguida pelo início das aulas no dia 15 de julho. Entre os dias 16 e 19 de julho, os alunos poderão realizar ajustes em suas matrículas.

As provas N1 estão programadas para acontecer até o dia 27 de setembro, enquanto as provas N2 devem ser realizadas até o dia 8 de novembro. Os exames finais estão previstos para serem concluídos até 18 de novembro, e as notas finais serão disponibilizadas no portal do aluno até o dia 19 de novembro.

Para os estudantes que ingressarão no segundo semestre de 2024, as aulas terão início em novembro, com término previsto para 19 de abril de 2025. Este novo cronograma visa atender às necessidades tanto dos alunos quanto dos docentes, garantindo um semestre acadêmico mais organizado e eficiente.