Rio Branco, AC, 24 de novembro de 2024 02:55
img_5374-1.jpg

Hospital do Rim promove mutirão de atendimento pelo SUS para pessoas com doença renal

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Na manhã desta sexta-feira, 12, o Alerta Cidade esteve no Hospital do Rim com o intuito de entrevistar a equipe responsável pelo mutirão de atendimento para pacientes renais. Na ação, serão atendidas quase 100 pessoas, com mais de 50 passando por intervenção cirúrgica.

“A intenção da vinda do Dr. Tiago é de ajudar a fomentar, alinhar uma ideia que já existia, mas que ainda era muito incipiente da necessidade de um cuidado diferenciado para um paciente que faz diálise. Esse é um paciente com características diferentes, com necessidades diferentes. Então, a intenção era promover, semear a ideia dessa linha de cuidado. E essa linha de cuidado começa tanto no trato do paciente ambulatorialmente, quanto principalmente na realização desses acessos.” Pontuou a doutora Ângela Magalhães, médica vascular.

Em entrevista ao Alerta Cidade, Thiago Barroso informou qual é a intensão da ação. “Os objetivos dos atendimentos e dos procedimentos é o estabelecimento de uma linha de cuidado em acesso de diálise. Para quem não sabe, o doente crônico ele precisa de um acesso vascular, pra possibilitar a terapia dialítica na hemodiálise, e muitos deles acabam ficam dependentes de cateteres quando não tem essa linha de assistência para à realização dos acessos.” Disparou o médico.

Thiago é cirurgião vascular e endovascular com subespecialidade em radiologia intervencionista, expertise em oncologia intervencionista, cirurgias de acesso de diálise de alta complexidade e nefrologia intervencionista, além de procedimentos endovasculares minimamente invasivos para tratamento de enfermidades arteriais e venosas.

Em entrevista, a Dra. Jarinne Nasserala disse que o Hospital do Rim está inclinado para à criação do Centro de Acesso Vascular. “Precisamos continuar esse projeto, e se Deus quiser formar o Centro de Acesso Vascular e esse centro vai beneficiar, como eu falei, não só o Acre, mas outros estados vizinhos e até os países vizinhos também. O Dr. Thiago é residente em Brasília, mas ele tem Centro de Acesso Vascular que opera em São Paulo. Ele é chefe do Sírio Libanês lá em Brasília, e ele já fez mais de quatro mil procedimentos. A vinda dele para o Acre significa muito.” Disparou.

Acontecerá também com a presença do Dr. Barroso, o 1º Fórum de Acesso Vascular do Acre, com o intuito de capacitar profissionais convidados, no próximo dia 13 de julho, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM).