Rio Branco, AC, 19 de setembro de 2024 18:51
img_8357-2-1.jpg

Davi Friale prevê a chegada de uma nova onda polar que deve deixar os próximos dias mais quentes e secos no Acre

Facebook
Twitter
WhatsApp

Embora a capital acreana tenha registrado nesta segunda-feira (29), um novo recorde de baixa umidade do ar para o ano, essa condição já havia sido prevista e anunciada com antecedência pelas autoridades meteorológicas locais.

De acordo com o metereologista Davi Friale em seu Portal Otempo Aqui, a partir desta terça-feira (30), uma nova onda polar, a décima primeira do ano, chegará ao Acre. Esta onda trará ainda mais ar seco para a região, resultando em uma umidade relativa do ar ainda mais baixa e temperaturas diurnas mais elevadas durante toda a semana.

Além disso, o dia será marcado por ventos intensos vindos do sudeste, com rajadas que podem ultrapassar os 40 km/h em alguns pontos e momentos, tornando o dia bastante ventilado. Apesar disso, não será caracterizada uma friagem, mas as noites ficarão amenas, com temperaturas mínimas, ao amanhecer de quarta-feira (31), variando entre 16 e 19ºC em Rio Branco, Brasiléia, Sena Madureira e municípios vizinhos. No centro do Acre e no vale do Juruá, praticamente não haverá redução das temperaturas.

Durante o dia, especialmente à tarde, as temperaturas a partir de quinta-feira (01), oscilarão entre 35 e 38ºC em todos os municípios acreanos, podendo estabelecer novos recordes para o ano.

As autoridades alertam para a baixíssima umidade do ar prevista para esta semana, com percentuais mínimos, durante as tardes, entre 20 e 30%, a partir de quarta-feira, o que caracteriza um estado de atenção para a saúde humana. Não se descarta a possibilidade de que esses percentuais caiam ainda mais, para entre 15 e 20%, o que caracterizaria um estado de alerta para a saúde.

Embora não haja previsão de chuvas para esta semana, existe uma baixa probabilidade de ocorrerem precipitações pontuais e rápidas em algumas áreas do Acre, principalmente no vale do Juruá.