A inteligência artificial é capaz de fazer coisas incríveis, incluindo substituir humanos em algumas tarefas. Segundo Bill Gates, as pessoas se tornarão obsoletas para algumas tarefas daqui a 10 anos, incluindo médicos e professores. A declaração foi dada durante uma entrevista em fevereiro no programa The Tonight Show with Jimmy Falcon na NBC.
De acordo com o cofundador da Microsoft, a IA ainda não avançou ao ponto de substituir completamente os profissionais, tornando-os essenciais em seus campos, mas ela criará uma verdadeira revolução na saúde e na educação: Com a IA, na próxima década, isso se tornará gratuito e comum – ótimos conselhos médicos, ótimas aulas particulares.
Isto significa que a saúde se tornará mais acessível para todos, com diagnósticos mais rápidos e medicamentos melhores, além de tutores gerenciados por IA com criatividade e paciência infinita para ensinar.
Exemplos não faltam: já existem cursos que oferecem acesso a IAs que explicam termos, assuntos específicos. Durante a pandemia de coronavírus, Israel usou a IA para prever surtos da doença em certas regiões.
Em outra entrevista com o professor Arthur Brooks, da Universidade de Harvard, Gates disse que o avanço da IA nestes campos pode ser terrificante:
É muito profundo e até um pouco assustador – porque está acontecendo muito rapidamente e não há limite superior.
Entretanto, Gates diz que especialistas em energia, biólogos e codificadores nunca poderão ser totalmente substituídos por uma inteligência artificial, pois estes setores são complexos demais para serem automatizados e exigem alto controle para evitar grandes falhas. Fonte: Tudo Celular- Site de Telefonia.