“A orientação do próprio prefeito foi de não aprovar essa emenda”, afirma Kamai sobre emenda que ampliaria recursos do esporte em Rio Branco
A Câmara Municipal de Rio Branco rejeitou nesta sexta-feira (12), a emenda apresentada pelo vereador André Kamai (PT), que buscava ampliar os recursos destinados ao Fundo Municipal de Esporte e Lazer.
A proposta previa acrescentar R$ 450 mil ao fundo, que de acordo com o parlamentar, atualmente dispõe de apenas R$ 50 mil para todo o ano. “Tem apenas cinquenta mil reais no fundo municipal de esporte, que é onde atletas e fazedores de esporte comunitário poderiam acessar recursos para fortalecer ações nos bairros”, disse Kamai.
Segundo Kamai, a decisão de derrubar a emenda foi orientada diretamente pelo prefeito, mesmo após a recente recriação da Secretaria Municipal de Esporte durante a reforma administrativa. “Infelizmente a orientação do próprio prefeito foi de não aprovar essa emenda e a base derrotou.
A proposta apresentada por Kamai suplementava o Programa “Fundo Municipal de Esporte e Lazer” por meio do remanejamento de recursos da Secretaria Municipal da Casa Civil, sem aumentar o total de despesas do município, conforme previsto na Constituição Federal. O objetivo era garantir a execução de políticas públicas voltadas para o combate à violência, promoção da saúde, fortalecimento de vínculos comunitários e incentivo ao protagonismo feminino por meio do esporte, como detalha a justificativa da emenda presente no documento oficial .