Rio Branco, AC, 23 de novembro de 2024 23:40
img_6254-1.jpg

“A situação aqui é muito, muito complexa”, frisou Enoque Pereira ao falar da ETA II

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Na manhã desta quarta-feira, 24, a Estação de Tratamento de Água (ETA II), na Avenida Sobral, em Rio Branco, desabou. A unidade é responsável por cerca de 60% do abastecimento da capital acreana, o que compreende um montante de mais de 250 mil pessoas espalhadas por mais de 50 bairros.

Nesta tarde, na ETA II, em uma coletiva de imprensa o diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB), Enoque Pereira, falou sobre a real situação da estação.

“Nós estamos aqui na captação, e é um local onde capta 60% da água de Rio Branco. É uma água que é necessária porque todo o segundo distrito, toda a região do Calafate, e grande parte, a partir do Tangará, passando pela Universidade, Tucumã, Joafra, Rui Lino. Tudo é dessa regional aqui. A ETA que tá preservada, inclusive normal, ela não joga pra outra área a não ser pro centro e pra frente, do centro pra parte alta. Então aqui realmente colapsou, a estrutura tá precária, quebrou-se tudo, né? A equipe tá aqui já do SAERB, já esperando a gente realmente começar, porque falta mais máquina, mas já iniciamos aqui o serviço e esperamos que até meia-noite a gente conclua.” Frisou Enoque.

Ainda em coletiva, o diretor-presidente frisou que a situação da ETA II é difícil. “A situação aqui é muito, muito complexa. Você observa que a estrutura é muito precária. Há anos que não tinha investimento, mas é uma estrutura que veio de outros governos para trás. Então agora estamos tentando resolver, a gente pede para a população ter calma, a gente não tem condições nenhuma de tocar o município com o recurso próprio, de fazer toda a estrutura aqui funcionar, então a gente espera um recurso federal que a gente pleiteou junto ao Ministério em Brasília, que sinalizaram positivo, mas ainda não veio o recurso. Então a gente está nessa dependência desse recurso para poder resolver aqui definitivamente.” Afirmou.