Rio Branco, AC, 9 de maio de 2025 10:05
img_4539-1.jpg

Acre apresenta maior redução de homicídios dos últimos 16 anos

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Nos últimos anos, o estado do Acre tem protagonizado uma significativa redução nas taxas de homicídios, reflexo direto das ações implementadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp). Dados recentes revelam que, em 2024, a taxa de homicídios caiu para 17,71 por 100 mil habitantes, a menor registrada nos últimos 16 anos, superando até mesmo a taxa de 2011, que foi de 17,73.Acre apresenta maior redução de homicídios dos últimos 16 anos.

Os dados são baseados nos levantamentos do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Anuário do Observatório do MP/AC, do Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da população acreana, confirmando a importância de um monitoramento constante e a necessidade de estratégias contínuas no enfrentamento da violência.

Em comparação com 2009, quando foram registrados 186 homicídios e uma taxa de 24,78, a evolução é notável.O secretário de Segurança disse que a redução dos homicídios no Acre é um reflexo do trabalho incansável de todas as forças de segurança.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, comentou sobre os resultados e disse que a redução dos homicídios no Acre são um reflexo do trabalho incansável de todas as forças de segurança. “Esse é o resultado apresentado pelo trabalho em equipe e das estratégias implementadas para combater a criminalidade. Temos investido em tecnologia, capacitação e em um policiamento mais eficaz, o que tem gerado resultados positivos. A segurança da população é nossa prioridade, e continuaremos a atuar de forma integrada e proativa”, disse.Em comparação com 2009, quando foram registrados 186 homicídios e uma taxa de 24,78, a evolução é notável.

O histórico das taxas de homicídios mostra que em 2017, a taxa chegou a 53,29, o Estado tem se esforçado para reverter essa situação. As ações da Sejusp/AC, aliadas a um trabalho conjunto com outras instituições, têm sido fundamentais para alcançar esses índices mais baixos e assegurar maior tranquilidade à população acreana.

Assessoria Secom/ Ana Paula / Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp