Rio Branco, AC, 2 de abril de 2025 21:22
dcf56380-f1d9-4cde-92ff-c8ea3755d877-1.jpg

Acre avança na regularização fundiária: mais de 6 mil títulos de propriedades serão entregues em 2025

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Na manhã desta terça-feira, 11, aconteceu uma reunião estratégica foi realizada na Corregedoria do Estado, no Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), com a presença do desembargador Nonato, do juiz auxiliar Anastásio e da juíza auxiliar Thaís Queiroz. O encontro teve como foco o alinhamento de ações para a execução do maior programa de regularização fundiária do Estado, o Minha Terra de Papel Passado, previsto para 2025.

Durante a reunião, foi discutida a colaboração entre o ITERACRE, representado pela presidente Gabriela Câmara, a Corregedoria e os Cartórios para garantir a entrega de mais de 6 mil títulos definitivos de propriedade nos próximos meses. O programa contemplará moradores de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Capixaba, Assis Brasil, Acrelândia, Plácido de Castro, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Bujari, Senador Guiomard e Xapuri.

Compromisso com a segurança jurídica e justiça social

A meta de entregar mais de 6 mil títulos é um grande desafio, mas, com o empenho conjunto da Corregedoria, dos Cartórios e do ITERACRE, o objetivo será alcançado. Como destaca o governador Gladson Cameli, “2025 será o ano da execução”, e o programa Minha Terra de Papel Passado representa um passo essencial na garantia do direito à propriedade para milhares de acreanos.

Além da entrega dos títulos, outro ponto discutido foi o ressarcimento aos cartórios, uma demanda que avança de forma célere e deverá se concretizar nos próximos meses. Esse reconhecimento é fundamental, pois os cartórios desempenham um papel essencial na segurança jurídica dos beneficiários, garantindo que os títulos emitidos pelo ITERACRE tenham validade legal e proporcionem tranquilidade às famílias.

Com esforço coletivo e a união entre as instituições envolvidas, 2025 promete ser um marco na regularização fundiária no Acre, beneficiando milhares de famílias e garantindo um futuro mais seguro e digno para todos.