×

Últimas

Acre está sob alertas laranja e amarelo para chuvas intensas e ventos fortes, informa Cigma

O Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) reforça o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para perigo (nível laranja) e perigo potencial (nível amarelo) de chuvas intensas em diversas regiões do Acre nesta terça-feira, 28, até quarta, 29, às 10h.

De acordo com o aviso meteorológico, a previsão é de chuvas intensas, variando entre 20 e 60 mm por hora, podendo atingir até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes, com rajadas entre 40 e 100 km/h. As condições aumentam o risco de queda de galhos e árvores, alagamentos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia elétrica.

O alerta orienta a população a evitar abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de descargas elétricas, e recomenda atenção redobrada em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos.

A chefe da Sala de Situação do Cigma, Ylza Lima, reforça a importância da atuação do Cigma na atenção constante às condições meteorológicas

“É fundamental permanecer em alerta e acompanhar continuamente as previsões do tempo, porque as condições atmosféricas podem mudar rapidamente. Esse monitoramento é essencial para garantir a segurança da população e para apoiar a tomada de decisões, principalmente em situações que envolvem risco de eventos extremos”, destaca.

Alerta de chuvas intensas

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu alerta de risco hidrológico moderado para Rio Branco. Imagem: reprodução

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu alerta de risco hidrológico moderado para Rio Branco e Porto Velho (RO). De acordo com o órgão, as fortes chuvas podem provocar alagamentos em áreas mais baixas ou com drenagem deficiente, além de inundações pontuais em rios e córregos urbanos.

Com informações da Agência de Notícias do Acre.