Rio Branco, AC, 19 de julho de 2025 19:36
iStock-2152300024-e1743016835795.jpg

Acre investiga quatro casos suspeitos de sarampo após alerta de surto na Bolívia

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) está investigando quatro casos suspeitos de sarampo registrados entre os meses de janeiro e julho deste ano. Ao todo, 11 notificações foram feitas em 2025, das quais sete já foram descartadas. O estado não registra casos confirmados da doença há mais de duas décadas, mas o recente surto de sarampo na Bolívia acendeu o sinal de alerta nas regiões de fronteira.

A investigação dos casos é realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que analisa amostras de sangue, urina e swab dos pacientes. Um dos casos descartados envolvia um morador de Cobija, cidade boliviana vizinha a Brasiléia, que faz tratamento em Rio Branco.

“A notificação de casos suspeitos é um procedimento de rotina, que mostra a vigilância ativa dos profissionais de saúde. Isso é fundamental para garantir uma resposta rápida e eficaz”, afirmou Renata Meireles, chefe do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis da Sesacre.

Alerta na fronteira e reforço da vacinação

Diante do aumento dos casos confirmados na Bolívia, especialmente em regiões próximas à fronteira com o Acre, os municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Capixaba e Plácido de Castro intensificaram as ações de vacinação. Na última terça-feira (15), foram realizados mutirões de imunização contra o sarampo, voltados à população entre 6 meses e 59 anos de idade.

Além disso, servidores da Sesacre deram início a uma capacitação com técnicos do Ministério da Saúde, que chegaram ao estado para reforçar as estratégias de prevenção. A ação faz parte de uma força-tarefa nacional, focada em áreas de fronteira, para evitar a reintrodução do vírus no Brasil.

Seminário de capacitação e vigilância ativa

Como parte das medidas, a Sesacre também realiza nesta semana o seminário “Imersão sobre Sarampo”, voltado a profissionais de saúde de todo o estado. A programação inclui aspectos clínicos, imunológicos, diagnóstico e estratégias de contenção de surtos.

“A ideia é preparar as equipes para ações rápidas de bloqueio vacinal, atualização de esquemas e vigilância ativa, caso ocorram confirmações”, explicou Renata Quiles, coordenadora do Núcleo de Imunizações (PNI-AC).

Campanhas educativas também estão sendo realizadas nas redes sociais, rádios e pontos públicos das cidades prioritárias, com orientações sobre sintomas, prevenção e a importância da vacina.

Sarampo: doença grave, mas prevenível

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode causar complicações graves, principalmente em crianças pequenas, gestantes e pessoas imunocomprometidas. A vacinação é a única forma eficaz de prevenção e está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde do Acre.

Principais sintomas:

  • Febre alta;
  • Manchas vermelhas no corpo;
  • Tosse seca;
  • Irritação nos olhos (conjuntivite);
  • Nariz escorrendo ou entupido.

📌 Para se vacinar, é necessário apresentar cartão do SUS, documento com foto, CPF e caderneta de vacinação.