Rio Branco, AC, 23 de janeiro de 2025 07:46
8b75273d-302e-419f-89c9-020b1b94433c-1.jpg

Acre participa da Audiência Pública Trabalho Memória e Verdade LGBTQIA+ em Belém do Pará

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Os ativistas dos direitos humanos Germano Marino e Christian Moraes, da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC) e o Procurador do Ministério Público Federal, Lucas Dias, participam em Belém do Pará da Audiência Histórica Sobre Memória e Verdade LGBTQIA+!

O evento acontece entre os dias 15 e 17 de janeiro. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) realiza, em Belém, no Pará, mais uma audiência pública do Grupo de Trabalho Memória e Verdade LGBTQIA+.

Com o objetivo de dar visibilidade às violações históricas de direitos humanos sofridas pela comunidade LGBTQIA+ no Brasil e construir políticas de reparação e reconhecimento. O evento ocorre no Auditório da Universidade Federal do Pará.

“Este é um passo essencial para reconhecer, reparar e garantir dignidade às pessoas LGBTQIA+”, fala Christian Moraes, da AHAC.

Segundo Germano Marino, militante histórico de direitos humanos no Acre, “viemos explanar a história do Estado do Acre, desde o movimento autonomista, o golpe militar, a destituição do primeiro Governador eleito no Acre, e de como tudo isso impactou e ainda influencia a vida de pessoas LGBTI+ Acreanas.

O Procurador Lucas Dias, do Ministério Público Federal no Acre, esclarece que as audiências públicas que estão ocorrendo em todas as regiões do País, acarretará num relatório final, que será lançado no Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, em 17 de maio deste ano. Um passo muito importante para a memória da luta dos Direitos Humanos da população LGBTI + brasileira.