O Acre foi um dos estados visitados pela Caravana da Saúde, iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde para reforçar as ações de combate às arboviroses, como dengue, Zika e chikungunya. A ação envolveu técnicos do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), que apoiaram as gestões locais no fortalecimento da vigilância epidemiológica e reorganização dos serviços de saúde, essenciais para o enfrentamento do aumento de casos típico do período sazonal.
Além do Acre, a caravana visitou outros estados, incluindo Amapá, Amazonas, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Roraima. A iniciativa faz parte do Plano de Contingência Nacional para o controle das arboviroses, que recebeu um investimento de R$ 1,5 bilhão desde 2023.
No estado, as atividades foram focadas na intensificação da prevenção, com orientações para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e implementar tecnologias como Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs). A equipe técnica também promoveu ações de mobilização e educação em saúde, essenciais para engajar a população na luta contra essas doenças.
O Acre também se beneficiará de novas iniciativas previstas no Plano de Ação 2024/2025, que inclui o uso do método Wolbachia, borrifação residual intradomiciliar em áreas críticas e a ampliação do uso de larvicidas para controle do vetor.
Com a Caravana da Saúde e a integração entre diferentes níveis de gestão, o Ministério da Saúde reafirma o compromisso de apoiar os estados na proteção da saúde pública e no enfrentamento de surtos e epidemias.