Acre se prepara para mudanças no processo de habilitação após nova resolução do Contran
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) anunciou nesta quinta-feira (11), que já está em fase de preparação para aplicar as mudanças previstas na Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na Medida Provisória nº 1.327, que instituiu a chamada CNH do Brasil e flexibilizou etapas do processo de habilitação em todo o país.
De acordo com o Conselho Diretor do órgão, as alterações só serão efetivamente adotadas após a conclusão das adequações no Sistema de Gestão de Trânsito (Getran), responsável por integrar todos os procedimentos relacionados à formação de condutores no estado.
Durante esse período de transição, o Detran-AC informa que está alinhando fluxos e rotinas internas com todos os profissionais e entidades envolvidos no processo de habilitação, como autoescolas, instrutores, médicos, psicólogos e demais credenciados. O objetivo é garantir que a implementação ocorra de forma organizada e sem prejuízos ao atendimento da população.
O órgão reforça que trabalha para restabelecer os serviços ao cidadão no menor tempo possível, seguindo todas as diretrizes impostas pela nova regulamentação nacional. O Detran também orienta os acreanos a ficarem atentos aos comunicados divulgados no site oficial e nas redes sociais da instituição, a fim de evitar a disseminação de informações falsas e eventuais golpes.