De 1º a 5 de abril, o Cine Teatro Recreio, em Rio Branco, será o cenário da primeira edição da Mostra Norte Delas de Cinema. O evento gratuito celebra a força, a criatividade e a resistência das mulheres da região Norte, dando visibilidade à produção audiovisual feminina e fomentando debates sobre questões de gênero, equidade e direitos humanos.
Com uma programação diversificada, o público poderá assistir a sessões de curtas e longas-metragens, participar de workshops, rodas de conversa e do II Diálogos de Mercado — um evento transmitido ao vivo nos dias 26 e 27 de março, pelo canal da Mostra no YouTube, com a presença das realizadoras.
Ao todo, 24 filmes de cineastas dos sete estados da região Norte foram selecionados, a partir de 47 inscritos. A curadoria ficou por conta das cineastas Rose Farias e Lorena Ortiz. Além de um espaço de exibição, a Mostra pretende ser um verdadeiro manifesto feminino, ecoando histórias, trajetórias e afetos de mulheres que moldam a cultura amazônica por meio de suas potências criativas.
O projeto foi aprovado em edital da Lei Paulo Gustavo, através da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), e tem produção assinada pela Seiva Colab Amazônica, coletivo de mulheres produtoras que trabalha para fortalecer o audiovisual na Amazônia.
A Mostra Norte Delas de Cinema se coloca como um convite ao público para refletir, sentir e celebrar o cinema feito por mulheres do Norte, evidenciando as múltiplas expressões da mulheridade.