Rio Branco, AC, 9 de janeiro de 2025 08:32
img_0571-1.jpg

Acre será representado no Congresso Internacional de Música em Portugal

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O professor e maestro Afonso Eder Portela, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), representará a docência acreana no III Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos”, de 13 a 15 de fevereiro de 2025, na Universidade de Lisboa, capital de Portugal.

Na oportunidade, o maestro apresentará o artigo científico “Abordagens para Interpretação Vocal da Canção Amazônica Farinhada – O Caso Waldemar Henrique”. Tal pesquisa é oriunda do doutorado em Música pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).

“Coletei gravações de nativos amazônicos, oralizando a poesia da canção ‘Farinhada’. Com esse material sonoro, criamos uma Tabela Comparativa de Sotaques da Amazônia Brasileira, para, então, aferir sobre o posicionamento da voz e sons, analisando as experimentações performáticas da referida música”, relata Portela.

De acordo com Afonso Portela, a proposta de sua pesquisa surgiu da inquietação de compreender a maneira de falar dos povos da Amazônia e aplicar tais elementos vocálicos observados, à interpretação vocal de músicas daquela região.

O maestro informou que participaram das gravações de falas cinco nativos, um de cada estado da Região Norte do Brasil. Após os contatos, coletou-se o material em áudio e realizou-se descrições comparativas entre características da fala de estados da região amazônica.

“No artigo científico são apresentadas discussões a respeito das particularidades observadas nas distintas falas e relatos sobre as opções interpretativas adotadas por cada nativo, demonstrando as características vocálicas dos sotaques, ponto de ressonância e movimentação da língua de cada um dos indivíduos participantes”, explica.

Assessoria Secom – André Araújo.