×

Últimas

Acre tem queda de 78% em focos de incêndio em setembro

O Acre registrou uma queda de 78% nos focos de incêndio em setembro deste ano, comparado ao mesmo período em 2024, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) validados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma/Sema).

A redução, que mostra a eficácia de medidas do governo estadual, foi alcançada pelo trabalho integrado de órgãos federais, estaduais e municipais, articulados pelo Gabinete de Crise e o Grupo Operacional de Comando e Controle (Gocc).

O estado contabilizou 840 focos em setembro de 2025, uma diferença significativa em relação aos 3.855 focos do ano anterior. O resultado é atribuído a ações preventivas, de enfrentamento ao desmatamento ilegal e de minimização de riscos da estiagem, além de medidas de mitigação e resposta aos desafios climáticos.

“A redução dos índices é resultado da ação integrada do governo do Acre, juntamente com os órgãos federais e municipais. Essas ações têm caráter permanente, preventivo e repressivo, mas também educativo.

Trabalhamos para conscientizar a população e os produtores rurais sobre alternativas sustentáveis ao uso do fogo”, explicou o secretário do Meio Ambiente do Acre, Leonardo Carvalho.

Dentre as ações de combate aos crimes ambientais, destacam-se a Operação Contenção Verde, lançada em fevereiro de 2025, e a Operação Fogo Controlado, que conta com um investimento de R$ 5,6 milhões.

Além disso, houve a capacitação de 48 brigadistas comunitários em parceria com o Corpo de Bombeiros, que atuam em áreas de conservação e florestas estaduais. As iniciativas estão alinhadas ao Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC), que visa reduzir 50% do desmatamento até 2027.