
Afonso Fernandes cobra recuperação da estrada do Quixadá e pede instalação de videomonitoramento para garantir segurança da comunidade
Durante a sessão desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado -Afonso Fernandes (PL) fez uma saudação especial à Comissão de Mães da Rede Observatório do BPC e destacou a importância das pautas voltadas à proteção social. Em seguida, apresentou uma indicação voltada à recuperação da estrada do Quixadá, em Rio Branco, e à melhoria da segurança na região.
Segundo o parlamentar, a via, que possui mais de 20 quilômetros de extensão, está em condições críticas e se tornando intrafegável, registrando acidentes frequentes. Ele alertou que, com a chegada das primeiras chuvas, parte da estrada pode ceder, comprometendo ainda mais o acesso.
Afonso destacou que o Quixadá é uma área estratégica para o abastecimento da capital acreana, abrigando mais de três associações de produtores e duas cooperativas, responsáveis por grande parte da produção de hortaliças e folhas consumidas em Rio Branco. “São famílias que dependem da agricultura para sobreviver e que hoje enfrentam grandes dificuldades para escoar sua produção”, afirmou.
O deputado também lembrou que esteve reunido no fim de semana com a vice-governadora, representantes do Deracre e lideranças locais para tratar da recuperação da estrada, mas lamentou a ausência de representantes da Prefeitura de Rio Branco.
Além da recuperação da via, Afonso Fernandes solicitou à prefeitura que instale um ponto de videomonitoramento na estrada, como parte do projeto “Rio Branco Mais Seguro”. Ele argumenta que a medida é essencial para proteger moradores e produtores que transitam pelo local, muitas vezes de madrugada, para levar mercadorias aos mercados da cidade.
“Temos pessoas que saem às 3 ou 4 horas da manhã para trazer suas produções, além de alunos que dependem do transporte escolar. A instalação de câmeras vai ajudar a oferecer mais segurança a todos que vivem e trabalham no Quixadá”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale