A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, nesta quinta-feira (13), uma audiência pública para discutir a situação de isolamento dos municípios de Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. O evento foi promovido a partir de um requerimento do deputado Pedro Longo e reuniu diversas autoridades e lideranças políticas.
Segundo o parlamentar, os moradores dessas cidades enfrentam condições precárias, com dificuldades de locomoção, altos custos de produtos básicos e entraves para o escoamento da produção. Ele destacou a necessidade de soluções concretas para garantir mais dignidade à população.
“Não podemos mais conviver com quatro municípios que sofrem com o isolamento no período da seca. Praticamente não há como levar mantimentos e combustíveis ou escoar a produção dessas localidades”, afirmou Longo.
A audiência contou com a presença do secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão; da secretária-adjunta da Sema, Renata Souza; da secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; da promotora do MPAC, Rita de Cássia; da chefe de divisão do Deracre, Leidiane Silva; da superintendente do Ibama, Melissa Machado; do procurador-geral do Estado, Rodrigo Neves; do defensor público Celso Araújo; além dos prefeitos de Santa Rosa e Jordão, Tamir Sá e Naudo Ribeiro, e representantes de organizações como SOS Amazônia e ICMBio.
Durante a reunião, foram apresentadas sugestões para agilizar os estudos necessários para os licenciamentos ambientais, essenciais para viabilizar obras e políticas públicas que possam minimizar o isolamento. O governo estadual se comprometeu a priorizar a pauta no planejamento das próximas ações governamentais.
O requerimento da audiência pública também foi assinado pelos deputados Tanízio Sá e André Vale, que participaram da mesa de discussões.