A Polícia Federal intensificou, nesta semana, as operações de combate a crimes eleitorais, com foco especial em ações que envolvem o apoio de facções criminosas a candidatos. Mais de 2 mil inquéritos estão em andamento para investigar essas práticas, que ameaçam a integridade do processo democrático.
No último domingo (6), o programa Fantástico, da Rede Globo, trouxe à tona detalhes sobre como traficantes têm atuado para interferir nos resultados das eleições em algumas regiões do Brasil.
Um dos casos mais alarmantes ocorreu em Feijó, no interior do Acre. Áudios obtidos pelas autoridades revelaram que traficantes ligados à facção Comando Vermelho estariam intimidando moradores para que não votassem no candidato à prefeitura, Railson Ferreira, conhecido como Delegado Railson, do partido Republicanos, que foi eleito 49,99% dos votos no último domingo (6).
Como parte das investigações, três pessoas foram presas, acusadas de envolvimento nas ameaças. A Polícia Federal segue apurando o caso, e a expectativa é que mais pessoas possam ser responsabilizadas pelos atos que visam desestabilizar as eleições na cidade.