Rio Branco, AC, 11 de janeiro de 2025 07:33
7a9b0600-5839-45f4-9916-2da6141a21e6-1.jpg

André Kamai fiscaliza unidades de saúde e propõe contratação emergencial para resolver falta de médicos

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Com o aumento de casos de Covid, dengue e síndromes respiratórias neste início de ano em Rio Branco, seguido de denúncias de superlotação e falta de médicos nas unidades de saúde, o vereador André Kamai (PT) realizou, na manhã desta terça-feira (7), visitas em postos de saúde para acompanhar de perto a situação dos atendimentos.

A fiscalização foi realizada na parte alta da cidade, na Baixada e no Floresta Sul. Segundo o coordenador da Unidade de Saúde do Vitória, Arialdo Ferreira Santana, a UBS está sem médicos para prestar atendimentos. “Tivemos aumento da procura com a explosão de casos de Covid nos últimos dias e estamos sem médicos porque duas estão de férias e um foi diagnosticado com Covid”, disse.

Na Unidade de Referência da Atenção Primária do São Francisco, o coordenador Emerson Bezerra também atestou a falta de médicos e grande procura da população em decorrência das síndromes gripais e Covid.

Ao vistoriar as condições estruturais das unidades, o vereador avaliou que todas precisam de cuidado e atenção da Prefeitura. “As unidades estão precisando de reformas em suas estruturas e melhores condições de atendimento e de trabalho para os servidores, mas o que é mais grave é a falta de médicos ocasionada pelo término do contrato desses profissionais e pela falta de planejamento da gestão que não fez no tempo certo as convocações necessárias. Estou fazendo essas visitas para entender melhor a situação e ver como posso ajudar”, disse.

Durante as visitas nas unidades, André Kamai informou que conversou com o secretário de Saúde Renan Brites e sugeriu que seja feito contrato emergencial para a contratação de médicos para atender a população nesse momento de crise.

“Eu visitei várias unidades de saúde porque nós estamos vivendo período de surto de Covid e de dengue. E eu fiquei muito preocupado por muita coisa que eu vi. Estive na parte alta, lá no Vitória, no São Francisco, na Baixada, e no Floresta Sul, e fui lá no Hidalgo, ali no João Eduardo. E a gente está com problema sério, com falta de médico, falta de alguns outros profissionais para atender as pessoas nesse momento mais crítico. Eu queria pedir ao secretário de Saúde, queria pedir ao prefeito em exercício, Alysson Bestene, que é da área de saúde, que dê uma atenção especial a essa situação. Infelizmente, a prefeitura não se planejou e não garantiu a renovação do contrato dos médicos, que encerrou, e muitas unidades estão sem médicos e outros profissionais. Então, eu queria pedir que a gestão avaliasse decretar estado de emergência por conta do surto de Covid, de dengue e da falta de médico, para que a gente possa assim fazer contratação emergencial, até que a prefeitura chame os profissionais que foram aprovados no concurso”, pediu o vereador.