Rio Branco, AC, 11 de janeiro de 2025 05:48
cf0c9544-2cc4-4c6b-99c1-a3a60b7e6a1a-1.jpg

Ao premiar vencedores, Jarude anuncia desafio Jovens que Fazem Diferente nos 22 municípios em 2025

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Imagine ganhar R$2,5 mil e ainda ter acesso às principais ferramentas necessárias para você abrir o seu próprio negócio? Foi isso que aconteceu com estudantes dos municípios de Acrelândia, Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul, que tiveram a oportunidade de participar do desafio Jovens que Fazem Diferente e estiveram em Rio Branco nesta sexta-feira (13), para receber o prêmio das mãos do deputado estadual Emerson Jarude (NOVO), autor da emenda que possibilitou à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre) levar o projeto a mais de 180 jovens nos quatro municípios.

O evento de premiação aconteceu no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contou com a presença das equipes vencedoras, dos coordenadores das escolas participantes, das associações comerciais locais, e das federações comerciais dos municípios participantes.

Além de parabenizar as equipes vencedoras, Jarude destacou a importância do projeto que visa estimular o empreendedorismo dos jovens que estão saindo do ensino médio e se fixando no mercado de trabalho.

“Quando fui para para a primeira final, em Acrelândia, eu até disse que não queria nem ser jurado, mas, sim, ser espectador mesmo. Fiquei sentado lá olhando, observando os talentos dos nossos jovens e aquilo ali me fez pensar mais alto no projeto. Eu acredito que esse projeto tem que estar presente em todos os 22 municípios do Acre e esse é o compromisso que eu vim fazer com vocês aqui hoje”.

Inês Tiziana, presidente da Associação Comercial de Epitaciolândia e Brasileia (Aceebra), destacou que o desafio é importante para despertar nos jovens o empreendedorismo, em Brasileia, por exemplo, a equipe vencedora apresentou uma empresa que cria lápis a partir do ouriço da castanha e ela afirma que já há planos. “Estou incentivando eles que procurem grandes fábricas como a Faber Castel, porque é um projeto que tem tudo pra dar certo, e estamos falando de uma matéria prima que temos em abundância aqui no nosso estado”.

Iam Dias, da empresa Start do Futuro, que propõe lixeiras inteligentes, vencedora do desafio em Cruzeiro do Sul, agradeceu ao deputado Emerson Jarude pelo olhar atento ao empreendedorismo jovem.

“Essa oportunidade despertou em nós o desejo de empreender e vimos que é possível, que podemos pensar fora da caixinha e construir um futuro a partir das nossas próprias ideias”, concluiu.

Consultor Master do Clovis Consoli, o superintendente da Federacre, Pedro Silva, e a Agente Territorial do Sebrae, Marcella Dalillah, receberam na sede da Federacre o Head de Inovação do Sebrae, Jorge Freitas, e Kaio Almeida, da startup Almo Brasil e convidados para uma conversa sobre inovação e tecnologia para o Estado do Acre.

Clovis Consoli, Consultor Master Protagonismo Empresarial da Federacre, destacou o alcance do projeto e garantiu que topa o desafio de com apoio de Jarude, levar o Jicens que Fazem Diferente a todo o Acre.

“Foram quatro municípios e 32 projetos, agora o desafio dado pelo Jarude de levar para todo o estado será muito maior e já estamos pensando em um formato que chegue inclusive aos municípios isolados”, afirmou.

No evento, Jarude também recebeu uma homenagem de reconhecimento público pelo seu apoio às Associações Comerciais do Estado através de emenda parlamentar destinada a atender ações empresariais.

Sobre o desafio Jovens que Fazem Diferente

Realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre), por meio de emenda destinada pelo deputado Emerson Jarude, o principal objetivo do desafio Jovens que Fazem Diferente, é dar oportunidade aos jovens de aprimorarem suas habilidades em gestão empresarial, marketing, finanças e outras áreas relevantes para que possam gerir de forma eficaz os seus futuros negócios. durante o projeto eles recebem assessoria técnica do Senac e do Sebrae e também consultoria com empresários das áreas que abordaram para aprenderem na prática todo o processo de montagem dos negócios.

ASSESSORIA