Um apagão cibernético global causou transtornos significativos nesta sexta-feira (19), ao afetar computadores, serviços bancários, de saúde, além de inúmeros voos que foram cancelados. A origem da falha foi identificada nos sistemas operacionais da CrowdStrike, empresa de segurança cibernética dos Estados Unidos que presta serviços para a Microsoft.
George Kurtz, CEO da CrowdStrike, comunicou em sua conta no X que a empresa sofreu uma interrupção nos serviços devido a uma atualização no sistema.
De acordo com um alerta enviado pela CrowdStrike, a falha ocorreu no software amplamente utilizado conhecido como sensor “Falcon” que atingiu o Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft que armazena informações para diversas empresas ao redor do mundo.
A Microsoft informou que o apagão foi corrigido, mas reconheceu que alguns impactos ainda estão sendo sentidos, afetando aplicativos do Office 365 e outros serviços. A empresa está trabalhando para normalizar todos os sistemas afetados.
No Brasil, clientes de bancos relataram dificuldades para acessar serviços e aplicativos bancários. Este problema se estendeu a várias instituições financeiras, gerando preocupações entre os usuários.
O setor de aviação também foi duramente atingido. No Aeroporto de Viracopos, em Campinas, houve atrasos significativos. A empresa que administra o terminal informou que o problema global impactou o sistema da Azul Linhas Aéreas, responsável por 95% dos voos no aeroporto.
Com informações de G1 Globo.