ApexBrasil e Sebrae trazem compradores internacionais para impulsionar exportações de produtos amazônicos
Estão abertas até o dia 4 de setembro as inscrições para a edição 2025 do Exporta Mais Amazônia, que será realizada em Rio Branco, capital do Acre, entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro.
O evento, promovido pela ApexBrasil em parceria com o Sebrae, tem como objetivo conectar empresários locais a compradores internacionais e ampliar a presença dos produtos amazônicos no mercado global.
As rodadas de negócios presenciais acontecerão nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, reunindo 20 compradores de 16 países, incluindo China, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Rússia, Índia, Colômbia e África do Sul.
Serão negociados produtos como artesanato, madeira tropical sustentável processada, açaí, castanha do Brasil, café Robusta amazônico, farinha de mandioca, frutas processadas, carne bovina e suína.Segundo a ApexBrasil, as empresas participantes receberão apoio exclusivo de matchmaking gratuito, capacitação, vitrine digital internacional e atenção especial para negócios de empresas do Norte, lideradas por mulheres ou pessoas negras/pardas.
Além das negociações, os compradores internacionais terão a oportunidade de conhecer a realidade local por meio de visitas a indústrias alimentícias e contato com extrativistas dentro da floresta amazônica, fortalecendo o entendimento sobre a cadeia produtiva regional.
O Exporta Mais Amazônia foi criado em 2023 e já movimentou milhões em negócios. A primeira edição, realizada em Rio Branco, gerou mais de R$ 50 milhões, enquanto a segunda, em Belém (PA), resultou em R$ 35,2 milhões em acordos comerciais imediatos e futuros, reunindo 15 compradores de 12 países e 33 empresas da região Norte.
A edição de 2025 do programa no Acre será a 40ª do Exporta Mais Brasil, reunindo 67 empresas brasileiras, sendo 20 do Acre. Ao todo, o projeto já contabiliza 39 edições, com 1.220 empresas participantes, 530 lideradas por mulheres (43%), 393 compradores de 69 países, e uma expectativa de gerar R$ 665,6 milhões em negócios, com investimento total de R$ 14 milhões.