O governador do Acre, Gladson Cameli, manifestou seu apoio à Operação Demérito, que resultou em sete mandados de busca e apreensão em diversos locais do estado.
Em entrevista a um blog local, o governador destacou a importância das investigações e reafirmou o compromisso de seu governo com a transparência.
“A informação que eu obtive é que trata-se de contrato da gestão anterior. Nós apoiamos qualquer investigação e as instituições do governo estão abertas e transparentes”, declarou Cameli, deixando claro que seu governo não teme a apuração de possíveis irregularidades.
A Operação Demérito é um desdobramento da análise do material coletado durante a Operação Fata Morgana, deflagrada em março de 2023. Esta operação teve como foco a execução do Convênio nº 906359/2022, que envolveu a Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (SEHURB) do Acre. O convênio, que contou com recursos federais de R$ 6.685.442,68, tinha como objetivo a realização de projetos de engenharia para rodovias estaduais.
As investigações estão centradas em práticas suspeitas, como a antecipação de informações privilegiadas sobre os projetos e o direcionamento de licitações. Além disso, a apuração revelou indícios de transferências de R$ 421.364,15, que podem ter sido utilizadas para pagamentos de vantagens indevidas a servidores públicos.