Após 50 anos, Rio Acre registra transbordamento histórico no mês de dezembro, aponta Defesa Civil de Rio Branco
O nível do Rio Acre atingiu, neste domingo (28), a marca de 15,08 metros, configurando um fato histórico negativo para a capital acreana. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, trata-se de um evento raro: há 50 anos não havia registro de transbordamento do rio no mês de dezembro.
A informação foi repassada durante acompanhamento das ações no Parque de Exposições, onde equipes trabalham na construção de abrigos para atender possíveis famílias afetadas pela cheia. Segundo o coordenador, o monitoramento histórico da Defesa Civil, que reúne dados de 55 anos, aponta apenas um episódio semelhante no passado.
“Nós observamos que apenas uma vez na história aconteceu um transbordamento no mês de dezembro e essa data foi no dia 26 de dezembro de 1975, completou agora 50 anos, então em 50 anos não tinha acontecido nenhum transbordamento no mês de dezembro”, disse Falcão.
Ainda conforme o levantamento, em 2019 o rio chegou a apresentar um nível elevado para o período, alcançando 13,78 metros, ultrapassando a cota de alerta, mas sem chegar a transbordar. O cenário atual, portanto, se diferencia por ultrapassar a cota crítica e provocar impactos diretos.
O coordenador classificou o momento como um marco histórico, ainda que negativo, ressaltando a importância do registro para fins de monitoramento e planejamento futuro. “Nós estamos vivendo agora um momento histórico negativo, mas não deixa de ser histórico”, destacou o militar.