Rio Branco, AC, 28 de abril de 2025 10:52
48d44246-1abc-4b2b-b120-9312cf600093-3-1.jpg

Após sair da FUNTAC Mirla Miranda segue liderando a pauta do Bambu e Bioeconomia 

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Na última terça-feira, 8, o Instituto Serzedello Corrêa recebeu a primeira edição do evento “Pelo Brasil: Propósito, Convergência e Governança”, uma realização conjunta da Rede Governança Brasil (RGB), do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Instituto Todde e da Frente Parlamentar Evangélica. 

Com o propósito de articular um diálogo estratégico entre lideranças públicas e privadas, especialistas e gestores debateram temas cruciais como governança pública, sustentabilidade climática e social, educação transformadora e convergência política.

O evento foi marcado por momentos de inspiração, conteúdo técnico de excelência e, sobretudo, pela presença do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, o pai da Governança no Brasil.

Em sua palestra de abertura, intitulada “Da Governança à Esperança”, Nardes destacou a urgência de se incorporar uma cultura de governança em todas as esferas do poder e da sociedade. 

“Estamos construindo um novo Brasil, onde governança não é apenas conceito técnico, mas um verdadeiro caminho para restaurar a confiança da população nas instituições. A governança é a ponte entre propósito e resultado. Precisamos transformar esperança em legado”, afirmou o Ministro, sob aplausos calorosos.

A presidente executiva da RGB, Cristiane Nardes Farinon, reafirmou o papel fundamental da Rede na articulação de soluções sustentáveis alinhadas à realidade nacional. “Nosso compromisso é com a transformação. Estamos reunindo atores relevantes do setor público e privado para que, juntos, possamos propor caminhos reais, éticos e inovadores para o país.

A sociedade exige mais do que boas intenções, precisa de governança com propósito”, declarou a primeira mulher a assumir a presidência da Rede, que participou  do terceiro painel do evento.

A programação foi cuidadosamente elaborada para abordar as múltiplas esferas que moldam o Brasil do presente e do futuro. 

Um dos pontos altos foi a palestra do Dr. Ché Ahn, chanceler internacional da Wagner University, que falou sobre “Plano Mestre: O Caminho para a Transformação do Brasil”, integrando espiritualidade e inovação como alicerces para políticas transformadoras, que encerrou o grande avento, em sua primeira edição na capital federal. 

 

O primeiro painel tratou do tema “Governança Climática Sustentável: O Futuro da Educação no Brasil”. 

Trouxe um olhar inovador para a educação como ferramenta de sustentabilidade social,ambiental e econômica. Moderado pelo conferência internacional,  Fabrício Eduardo Martins, o espaço contou com a presença de Renata Andrade (Presidente da Rede de Governança Climática de Sustentabilidade), da Dra. Rosana Ramacciotte (Platinum Element Holdings LLC), de Mirla Miranda coordenadora do grupo temático de Bioeconomia –  do Fórum do Desenvolvimento e de Henrique Silveira (Associação de Olho no Material Escolar).

O debate abriu os olhares  para o papel transformador da educação ambiental e o conceito de cidadania climática.

O segundo painel, “A Força do Mandato”, reuniu personalidades políticas influentes como a senadora Damares Alves, os deputados federais Nikolas Ferreira e Greyce Elias, e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. A discussão destacou como lideranças visionárias têm promovido impactos positivos em suas comunidades, unindo forças para convergência de propostas efetivas.

No terceiro painel, “Governança Pública Municipal: Construindo um Brasil Melhor”,  a discussão girou em torno de práticas concretas de governança local.

Com moderação de Henrique Farinon, diretor do IGCP, o debate contou com participações marcantes da própria Cristiane Nardes, de João Paulo Todde (CEO do Grupo TODDE), de Jorge Miranda (ex-prefeito de Mesquita/RJ) e de Marcílio de Tonhão (prefeito de Arinos/MG).

O painel demonstrou como políticas públicas estruturadas podem transformar realidades municipais, com exemplos de parcerias público-privadas, gestão baseada em dados e protagonismo local.

O grande evento, ainda teve em  sua programação, o influenciador e escritor Teo Hayashi. A palestra impactante sobre “As 7 Esferas da Sociedade”, destacou o papel das lideranças éticas em áreas como  família, igreja, educação, cultura e artes, mídia, política e economia,.

O sucesso do evento foi viabilizado por uma aliança de apoiadores e patrocinadores, entre eles o Grupo TODDE, liderado pelo advogado João Paulo Todde, a Rede de Governança Climática de Sustentabilidade, o Fórum de Bioeconomia da Amazônia, e a Platinum Element Holdings LLC.

O patrocínio estratégico e a logística exemplar garantiram uma experiência enriquecedora aos participantes e evidenciaram a crescente maturidade do Brasil em articular debates sobre o futuro com responsabilidade e visão.

“Pelo Brasil” foi mais do que um evento. Foi um chamado à convergência.

Uma convocação para líderes que desejam transformar estruturas, provocar impacto positivo e traçar com coragem os caminhos de um país mais íntegro, sustentável e justo. Por Claudia Cataldi e contribuição de assessoria FBA.