×

Últimas

Aumento de turbidez diminui abastecimento de água em Rio Branco, informa SAERB

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB) tem enfrentado, nos últimos nove dias, uma das maiores altas de turbidez já registradas neste período do ano. Entre os dias 11 e 20 de outubro, os níveis chegaram a ultrapassar 2.000 NTU em três ocasiões — valor muito acima do limite considerado normal para tratamento, que é de até 800 NTU.

De acordo com o órgão, a turbidez — causada por materiais como argila, matéria orgânica e a chamada “água soldada” — costuma atingir picos anuais de curta duração, geralmente por até três dias consecutivos. No entanto, o atual cenário vem se prolongando, afetando diretamente a produção e distribuição de água tratada na capital acreana.

A situação atípica obrigou o SAERB a reduzir temporariamente a vazão de produção nas Estações de Tratamento. O volume, que normalmente é de 1.600 litros por segundo, caiu para 1.300, e em quatro dos últimos nove dias chegou a 1.200 litros por segundo. A medida foi necessária para evitar o envio de água fora dos padrões de qualidade para a população.

Mesmo diante do desafio, o SAERB informou que tem adotado estratégias de equalização no abastecimento das regionais, a fim de manter o fornecimento mínimo aos bairros de Rio Branco.