Rio Branco, AC, 21 de abril de 2025 07:05
img_7079-1.jpg

Baixa procura no comércio e fluidez no trânsito marcam véspera de Natal em Rio Branco

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O que tradicionalmente é uma data de alta lucratividade para os comerciantes, este ano tem surpreendido os empreendedores da capital acreana. A véspera de Natal, um dos dias mais esperados para as compras de fim de ano, foi marcada por um movimento abaixo do esperado, gerando preocupação entre os lojistas.

No Via Verde Shopping, um dos principais centros comerciais de Rio Branco, o movimento foi tranquilo. Ao contrário de outros anos, quando as lojas eram tomadas por consumidores em busca do presente perfeito, as vendas neste dia 24 de dezembro ficaram aquém das expectativas. Não houve grandes aglomerações, e o fluxo de pessoas foi mais parecido com um dia comum da semana, longe da agitação característica das vésperas de Natal.

A baixa procura tem sido motivo de inquietação para os empresários locais. Muitos esperavam um aumento significativo nas vendas devido às compras de última hora, mas a realidade tem sido bem diferente. 

Luana Oliveira, empreendedora no ramo de moda feminina e masculina em Rio Branco, compartilhou ao Alerta Cidade que a procura por produtos nesta véspera de Natal está abaixo das expectativas. Ela mencionou que, embora os clientes ainda compareçam às lojas, o movimento não se compara com os anos anteriores, quando o centro da cidade costumava ser tomado por grandes aglomerações.

“Não é que os clientes não venham comprar. Eles vem sim, mas a procura não é como nos anos anteriores, em que a gente se preparava pra isso o ano inteiro”, disse Luana.

O trânsito em Rio Branco também surpreendeu. Diferente do congestionamento habitual nas vésperas de grandes festas, o fluxo de veículos no centro da cidade foi inusitadamente tranquilo.