Rio Branco, AC, 16 de abril de 2024 05:02

Bocalom diz que a saúde pública do município está boa, mas faz exames em clínica particular

Facebook
Twitter
WhatsApp

As Unidades de Referência em Atenção Primária, conhecidas como “URAPS”, e as Unidades de Saúde da Família, conhecidas como “USFs” são de competência do Município.

Atualmente, Rio Branco possui 11 URAPS, que estão localizadas em cada uma das regionais da capital. Elas são as unidades responsáveis por dar apoio às USFs devido ao tamanho do porte, com capacidade mais ampliada.

Quando se junta as 11 Uraps, as 46 USFs e a Policlínica Barral y Barral, que oferta serviços característicos de uma Urap, há um total de 58 prédios intitulados de Unidade Básica de Saúde, mais conhecidos como UBS, na capital acreana. Todos os atendimentos são mediante agendamento prévio, ou de acordo com a necessidade apresentada nas unidades.

Mesmo com todas as opções de atendimento na saúde pública municipal, o prefeito de Rio Branco, Sebastião Bocalom (PP), preferiu realizar exames em uma clínica particular muito conhecida na cidade, na manhã desta quinta-feira, 11. O que levantou uma série de questionamentos por parte dos populares.

“Se a saúde pública é tão boa por que ele não vai pegar uma ficha no posto, de madrugada, pra ser atendido? Não quer né? Tem o dinheiro do povo pra pagar consulta particular pra ele”, pontuou Maria das Graças, moradora de Rio Branco.

Vale ressaltar que muitos são os transtornos vivenciados por quem procura a rede municipal de saúde, que vai desde a necessidade de estar às 05:00h da manhã em uma fila para pegar uma ficha para atendimento, até constrangimento na hora de pegar medicação que não esta disponível nas unidades, mas deveriam, de acordo com a lei.