Os valores podem ser movimentados no dia 17 de setembro em 62 municípios do Amazonas, 22 do Acre e 5 de Roraima. Antecipação atende municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal.
Beneficiários do Bolsa Família em três estados da Região Norte vão poder movimentar os valores recebidos no dia 17 de setembro, independentemente do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário do programa de transferência de renda.
A antecipação ocorre em municípios que tiveram situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal.
A medida vem sendo adotada, por exemplo, em todos os municípios do Rio Grande do Sul desde a crise em função das enchentes, no fim de maio.
Nos outros estados e municípios, o pagamento segue a regra habitual do programa de transferência de renda do Governo Federal, com pagamentos escalonados para de acordo com o final do NIS de cada beneficiário. No dia 17, recebem os de final 1. Na quarta-feira, 18 de setembro, são contemplados os domicílios cujo NIS do responsável familiar tenha final 2 e assim por diante. Em setembro, o pagamento se encerra na segunda-feira (30) para quem tem NIS com final zero.