O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou nesta quarta-feira (12) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa alterar a jornada de trabalho na escala 6×1, discutida por partidos como PT, PSOL e PCdoB.
Para Bolsonaro, o tema representa um descolamento das lideranças políticas dos “reais interesses do povo brasileiro” e pode criar um cenário de tensão entre “patrão e empregado”, com o risco de “afundar o Brasil”.
A PEC, que ainda está em fase de discussão, tem dividido opiniões entre setores empresariais, sindicatos e parlamentares. Críticos como Bolsonaro argumentam que a mudança representa uma ameaça a direitos assegurados na Constituição.
“Eles estão perdidos, estão desconectados do povo brasileiro, eles estão querendo voltar a origem. Pegando muita gente desinformado”, disse.
Bolsonaro também aproveitou a ocasião para destacar uma proposta que teria sido formulada em sua gestão, em parceria com o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes. A iniciativa, intitulada “Minha Primeira Empresa”, visava facilitar a abertura de empresas para jovens empreendedores, promovendo acesso a recursos e incentivos para o primeiro negócio.
“Pra todo mundo que reclama do salário, por exemplo, da jornada de trabalho vai poder criar a empresa dele e pegar 10 mil por mês pra cada um, ou 20 mil pra cada um e dá três dias de trabalho por semana, pra mostrar então que além do que o PT quer sempre fazer, jogando um contra o outro”, disse o ex-presidente.