×

Últimas

Bolsonaro é investigado em novos inquéritos e acumula processos no STF

Após a abertura de mais um inquérito pela Polícia Federal (PF) sobre a condução da pandemia de Covid-19, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) volta a figurar como investigado no Supremo Tribunal Federal (STF). Levantamento feito pelo Metrópoles aponta que o ex-chefe do Planalto responde atualmente a cinco inquéritos em andamento na Corte.

Ao longo dos últimos anos, Bolsonaro já foi alvo de 10 investigações no STF. Uma delas resultou em condenação por tentativa de golpe de Estado, com pena de 27 anos de prisão. No entanto, o acórdão da ação penal ainda não foi publicado, o que impede a defesa de apresentar embargos de declaração para questionar a decisão da Primeira Turma.

Entre os processos que seguem ativos, três têm Bolsonaro como investigado. Dois estão sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que conduz o inquérito das fake news e o das milícias digitais. O terceiro é relatado pelo ministro Flávio Dino e investiga possíveis crimes cometidos durante a pandemia, conforme apontado no relatório da CPI da Covid.

Além disso, o ex-presidente é alvo de outros dois inquéritos já concluídos pela PF, mas que aguardam parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). O primeiro apura a tentativa de coação na trama golpista, em que Bolsonaro figura ao lado do filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O segundo trata do escândalo das joias sauditas.

Outras apurações envolvendo Bolsonaro não encontraram indícios suficientes de responsabilidade. É o caso dos inquéritos que investigaram suposta interferência na PF, vazamento de dados sigilosos, fraudes no cartão de vacina e a chamada “Abin paralela”.

Atualmente, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar no âmbito do inquérito que investiga a coação de testemunhas na tentativa de golpe.