Câmara dos Deputados aprova Lei Marília Mendonça e reconhece música caipira e sertaneja como cultura nacional
A Câmara dos Deputados aprovou, na última sexta-feira (12), o Projeto de Lei conhecido como Lei Marília Mendonça, que reconhece a música caipira e o sertanejo como manifestações da cultura nacional brasileira.
A proposta é de autoria da deputada federal Flávia Morais e tem como objetivo valorizar a importância histórica, social e cultural desses gêneros musicais na formação da identidade do Brasil. O texto destaca o papel da música caipira e do sertanejo na preservação de tradições, costumes e narrativas populares, especialmente no interior do país.
Com a aprovação na Câmara, o projeto representa um avanço no reconhecimento institucional de estilos musicais amplamente difundidos e consumidos em todas as regiões do país, mas que têm origem ligada ao cotidiano rural e às expressões culturais do povo brasileiro.
A iniciativa leva o nome de Marília Mendonça em homenagem ao impacto e à relevância da artista para a popularização do sertanejo contemporâneo, especialmente entre as novas gerações.