A iniciativa busca ressaltar a importância de se participar das eleições, tanto como eleitores quanto como candidatos. O lançamento foi feito pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, durante a sessão plenária desta terça.
“É uma busca de realçar a importância da participação de todas as pessoas nas eleições, na condição de eleitora ou eleitor, ou na condição de candidata ou candidato. Isso vale para todas as pessoas: as que têm voto facultativo – 16 a 18 anos e com mais de 70 anos – e as que vão votar por um direito/dever constitucional”, explicou a ministra.
A campanha consiste em uma série de vídeos sobre pluralidade e representatividade nas urnas, a fim de reforçar o papel da Justiça Eleitoral de garantir o direito ao voto e à cidadania a todas as eleitoras e a todos os eleitores do Brasil.
A ideia é sensibilizar também grupos historicamente excluídos do processo eleitoral – como negras e negros, povos originários, mulheres, quilombolas, pessoas com deficiência (PCDs), comunidade LGBTQIAPN+, além de idosas, idosos e jovens – sobre o seu relevante papel na construção e consolidação da democracia.