Rio Branco, AC, 5 de maio de 2025 22:22
img_3931.jpg

Candidatos ao concurso do MPU já podem consultar locais de prova no site da FGV

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Os candidatos inscritos no concurso público do Ministério Público da União (MPU) já podem consultar os locais de aplicação das provas, que serão realizadas no próximo domingo, 4 de maio. A informação está disponível no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame, e pode ser acessada com o número do CPF do candidato.

O comprovante de inscrição e/ou do pagamento da taxa deverá ser mantido com o candidato e poderá ser solicitado nos locais de prova.

As provas objetivas e discursivas para os cargos de analista e técnico do MPU acontecerão em todas as capitais do país. Os candidatos aos cargos de analista farão as provas no período da manhã, das 8h às 12h30, e os candidatos aos cargos de técnico no período da tarde, das 15h às 19h30, ambos no horário oficial de Brasília.

Os portões serão fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 7h30 pela manhã e às 14h30 à tarde. A FGV reforça que é responsabilidade exclusiva do candidato verificar corretamente o local de aplicação e comparecer no horário estabelecido. A entrada será proibida após o fechamento dos portões.

Para realizar a prova, o candidato deve comparecer ao local designado portando caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente, e documento de identidade original com foto, como RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista, entre outros.

Documentos ilegíveis, cópias, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante e documentos sem valor oficial como identidade não serão aceitos. Em casos de perda, roubo ou furto, será necessário apresentar um boletim de ocorrência emitido há no máximo 30 dias e o candidato passará por identificação especial, com coleta de dados, assinatura e impressão digital.

A FGV recomenda que os candidatos não levem para a sala de provas, sob risco de eliminação, aparelhos eletrônicos (como celulares, tablets, relógios, fones, entre outros), materiais de escrita (como lápis, borracha, marca-texto), acessórios (como bonés, óculos escuros, chapéus), recipientes não transparentes e armas brancas.

Caso estejam portando algum desses objetos, os candidatos deverão guardá-los em envelope lacrado, fornecido pela organização, que só poderá ser aberto após o término da prova, fora da sala.

Todos os candidatos passarão por detecção de metais ao entrarem e saírem das salas ou dos banheiros. Qualquer tentativa de fraude resultará na anulação das provas e eliminação imediata do processo seletivo.

O concurso do MPU oferece 172 vagas para os cargos de técnico e analista, com validade de dois anos. Do total, 10% das vagas são destinadas a candidatos indígenas, quilombolas, ciganos e de povos/comunidades tradicionais, e 20% para candidatos negros (pretos e pardos).

A remuneração inicial é de R$ 8.529,65 para técnicos e R$ 13.994,78 para analistas, com jornada de 40 horas semanais. Os aprovados poderão ser nomeados em qualquer unidade do MPU dentro da unidade federativa correspondente à vaga para a qual concorreram.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 283 4628 ou pelo e-mail concursompu2025@fgv.br.

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil