×

Últimas

Candidatos com deficiência são convocados para perícia médica em processo seletivo da Educação no Acre

A Secretaria de Estado de Administração (SEAD) e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) publicaram nesta quinta-feira (5), o Edital nº 008/2026, que convoca os candidatos que se declararam pessoas com deficiência para a realização da perícia médica do Processo Seletivo Simplificado destinado ao provimento de cargos temporários na rede estadual de ensino.

De acordo com o edital, a perícia médica será realizada de forma telepresencial, no dia 13 de fevereiro de 2026, a partir das 18h30, observando o horário local do Acre. A avaliação será conduzida por equipe multiprofissional e interdisciplinar sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN).

Os candidatos convocados, listados no Anexo Único do edital, devem enviar previamente o laudo médico por meio da Área do Candidato no site do IDECAN. O documento deve ter sido emitido nos últimos 12 meses, conter a identificação da deficiência, o grau ou nível, o código correspondente da CID-10 e a provável causa. O prazo para upload do laudo é até 23h59 do dia 5 de fevereiro de 2026, considerando o horário de Brasília.

Para acessar o sistema, o candidato deverá utilizar o CPF e um código de acesso, que pode ser gerado no link “Laudo Médico – Geração de Código de Acesso”, disponível no site do IDECAN. O link para participação na perícia será disponibilizado na Área do Candidato com até 24 horas de antecedência.

A perícia médica será realizada por meio do aplicativo Zoom Meetings, que pode ser acessado por computador, tablet ou celular. É necessário que o candidato disponha de equipamento com câmera e microfone ou smartphone com o aplicativo instalado, além de permanecer na sala virtual de espera até ser chamado para a avaliação.

O edital também estabelece regras específicas para casos de deficiência auditiva e visual, exigindo, por exemplo, exame audiométrico recente ou informações detalhadas sobre acuidade e campo visual no laudo médico. O candidato que não for considerado pessoa com deficiência na perícia perderá o direito às vagas reservadas, podendo continuar no certame apenas pela ampla concorrência, desde que atenda aos critérios de classificação.

O resultado preliminar da perícia médica será divulgado na Área do Candidato, conforme o cronograma oficial. Haverá prazo para interposição de recurso em caso de parecer desfavorável, mas não será permitida segunda chamada para a perícia, nem realização fora da data e horário estabelecidos.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do IDECAN pelo telefone (61) 3201-6225, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.