Nesta semana, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) realizou a cerimônia de passagem de comando do 3º Batalhão de Educação, Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (BEPCIF), oficializando a Capitã Sopchaki como nova comandante da unidade, em substituição ao Major G. Torres.
A nomeação marca mais um capítulo importante na trajetória da Capitã, reconhecida por seu pioneirismo, dedicação e compromisso institucional. Ingressando no CBMAC aos 20 anos como praça combatente, em 2007, foi uma das primeiras mulheres a integrar as fileiras da corporação. Em 2017, iniciou o Curso de Formação de Oficiais em Goiânia, concluindo com êxito em dezembro de 2018.
Desde então, Sopchaki se destacou em diversas frentes. Em 2019, enquanto aspirante, atuou na Assessoria de Comunicação (BM5) e entrou para a história como a primeira mulher a comandar um Batalhão Bombeiro Militar, ao assumir o 8º BEPCIF, no município de Xapuri.
Ao longo de sua carreira, também exerceu funções estratégicas no Centro de Manutenção de Viaturas e na Assessoria de Inteligência, além de responder interinamente por áreas fundamentais como a 1ª CIACIAER (no Aeroporto de Rio Branco), o 1º BEPCIF e a Diretoria de Ensino.
Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre (UFAC), a Capitã Sopchaki simboliza não apenas o avanço da liderança feminina nas forças de segurança, mas também a valorização dos talentos internos da corporação. Sua trajetória inspira e reafirma o compromisso do CBMAC com a excelência, representatividade e profissionalismo.
A solenidade de posse foi marcada por reconhecimento, respeito e expectativas positivas para o futuro da unidade sob sua liderança.