Rio Branco, AC, 23 de junho de 2026 11:43

Cármen Lúcia antecipa saída da presidência do TSE e acelera transição de comando

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, anunciou a antecipação da transição de comando da Corte para este mês. A medida inclui a realização de eleição interna em 14 de abril para definir a nova gestão, que será liderada pelo ministro Kassio Nunes Marques, com André Mendonça na vice-presidência.

A posse está prevista para maio, antes do encerramento do mandato atual, inicialmente previsto para junho. De acordo com a ministra, a mudança no calendário tem como objetivo evitar ajustes administrativos em período próximo às eleições de 2026, além de assegurar tempo suficiente para organização interna e definição das equipes responsáveis pela condução dos trabalhos eleitorais.

Com a saída antecipada, Cármen Lúcia informou que retomará integralmente suas atividades no Supremo Tribunal Federal. A vaga aberta no tribunal eleitoral será ocupada pelo ministro Cristiano Zanin, mantendo a composição da Corte em funcionamento durante o período preparatório para o próximo pleito.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp