
Cavalgada da Expoacre 2025 celebra 50 anos com regras reforçadas e percurso definido
A tradicional Cavalgada que marca a abertura da Expoacre chega à sua 50ª edição em 2025 e acontecerá no sábado, 26 de julho. A concentração começa às 7h, com organização da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), e será dividida em três pontos: cavalos na AC-1 (próximo ao Arasuper), jipes na rua da Tentamen até a Gameleira, e quadriciclos na rua 24 de Janeiro, nas proximidades da Escola Maria Angélica.
Para garantir a segurança dos participantes, será permitida a condução de quadriciclos apenas por maiores de 18 anos, com limite de duas pessoas por veículo, além da proibição do uso de carretinhas e do consumo de bebidas alcoólicas. O trajeto seguirá pela Via Chico Mendes até o Parque de Exposições Wildy Viana, com desvio para quadriciclos próximo ao Hospital de Amor. Os jipes têm circulação livre, e os cavalos seguem direto ao parque.
As inscrições dos cavaleiros ocorrem entre os dias 18 e 25 de julho na sede do Idaf, no bairro Aviário, com apresentação de exames do animal e documentos pessoais. Já os condutores de jipes e quadriciclos devem se inscrever entre 17 e 25 de julho, na sede da Sete, no centro de Rio Branco, apresentando CNH e documento do veículo.
A abertura oficial da Expoacre acontece às 8h no Calçadão da Gameleira, com presença do governador Gladson, da vice governadora Mailza e outras autoridades. Durante o percurso da Cavalgada, dois trios elétricos animarão o público com atrações musicais locais, além de reforço na segurança com policiamento, agentes privados, ambulâncias e equipes de saúde.