Rio Branco, AC, 9 de janeiro de 2025 07:39
img_4820-1.jpg

Chuvas no último trimestre de 2024 superam em 32% o volume registrado no ano anterior, diz Defesa Civil de Rio Branco

Facebook
X
WhatsApp
Threads

A Defesa Civil de Rio Branco informou que o volume de chuvas registrado nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2024 já ultrapassou em 32% o mesmo período do ano passado. Nos últimos três meses de 2023, foram contabilizados 520 milímetros de precipitação, enquanto, em 2024, até a manhã desta segunda-feira (23), o acumulado já alcançou 690 milímetros.

Segundo o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, apenas em dezembro já foram registrados cerca de 200 milímetros de chuva.

“Tivemos chuvas acima da média em novembro e outubro, e estamos sob influência do fenômeno La Niña, que provoca chuvas mais intensas em algumas regiões, como a Norte, enquanto reduz a precipitação em áreas como a Sul do país”, explicou.

Oscilações no nível do Rio Acre

O aumento no volume de chuvas tem impactado diretamente o nível do Rio Acre, que apresenta oscilações diárias. Na última segunda-feira (23), o rio estava com 7,32 metros, após atingir 7,94 metros no sábado (21). A variação é explicada pelas chuvas intermitentes no fim de semana, que alternaram momentos de elevação e redução nos níveis.

De acordo com Falcão, outros rios da região também influenciam diretamente no comportamento do Rio Acre. “O Riozinho do Rôla, por exemplo, está com mais de 8 metros e continua subindo, o que vai fazer grande diferença daqui para frente”, alertou.

Risco de inundações

O coordenador destacou que, apesar das oscilações no nível do rio ainda não serem preocupantes, o aumento contínuo das chuvas tende a levar a elevações mais significativas, com risco de inundações.

“Essas oscilações têm mantido um equilíbrio no momento, mas com a intensificação das chuvas, essa variação tende a ser sempre para cima. É aí que começam os riscos de inundações, principalmente em áreas mais vulneráveis da cidade”, afirmou.

Monitoramento e alerta

A Defesa Civil reforçou que o monitoramento dos rios será intensificado durante a temporada de chuvas para identificar rapidamente situações de risco. Além disso, a população que reside em áreas ribeirinhas deve ficar atenta aos níveis dos rios e seguir orientações das autoridades para evitar danos maiores.

Com o avanço do período chuvoso e os efeitos do La Niña, é esperado que os níveis dos rios continuem subindo, exigindo medidas preventivas para minimizar impactos.