Ciclone extratropical provoca ventos de mais de 90 km/h
O estado de São Paulo registrou ventos acima de 90 km/h nesta quarta-feira (10/12) em decorrência dos efeitos de um ciclone extratropical formado na Região Sul do Brasil.
Na capital, a Defesa Civil informou que a velocidade máxima do vento atingiu 96,3 km/h por volta das 13h. O fenômeno, embora distante, é suficientemente amplo e intenso para afetar diversas regiões paulistas, provocando ventos fortes e quedas de temperatura.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a capital e a Região Metropolitana devem ter sol entre nuvens no período da tarde, mas a velocidade média dos ventos pode chegar a 30 km/h, com rajadas pontuais acima de 70 km/h.
O CGE emitiu alerta para a possibilidade de quedas de árvores.
A Defesa Civil explicou que o ciclone atrai ar de outras regiões, canalizando correntes de ar quente e úmido vindas do norte do Centro-Oeste, o que favorece chuva, formação de nuvens carregadas e tempestades no estado.
Além disso, a borda do ciclone está associada à passagem de uma frente fria que, ao avançar por São Paulo, causa queda de temperatura, aumento de nebulosidade e ventos de moderados a fortes, gerando impactos significativos mesmo distante do seu núcleo.