Rio Branco, AC, 21 de abril de 2024 07:10

CNB publica nota de esclarecimento após Miss Acre ser excluída de etapa nacional por ser mãe

Facebook
Twitter
WhatsApp

Na última quarta-feira (7), a vencedora do concurso Miss Acre Mundo 2023, Carla Cristina, de 20 anos, foi excluída da etapa nacional do concurso, após a franquia saber que a jovem era mãe. Com a repercussão do caso, a coordenação do concurso nacional informou que seguirá as regras do certame.

De acordo com a Coordenação do Concurso Nacional de Beleza (CNB), desde o ano de 1951, a competição segue a regra de que candidatas devem ser solteiras e não serem mães.

“Todas as coordenações estaduais conhecem tal regra e seus concursos devem ocorrer de acordo com as regras do Concurso Miss Mundo e Miss Brasil Mundo. As candidatas que participam do concurso devem ser informadas sobre as regras da competição em que estão participando, através de regulamento do mesmo”, diz trecho da nota da CNB.

O responsável pela coordenação estadual do Miss Acre CNB, Sidney Lins, destacou que foi dado segmento ao concurso com base no regulamento do ano anterior, já que o regulamento atual não tinha sido divulgado. Além disso, o coordenador declarou que não tinha conhecimento da candidata ser mãe.

“Todas as candidatas estavam devidamente cientes que o regulamento ainda não tinha saído, mas que se baseasse no regulamento do ano o qual já tinha passado o concurso. A gente ia seguir o nosso concurso, porque já estávamos em fase de organização e produção do mesmo”, disse Sidney.

O coordenador ainda informou que foi procurado pela coordenação nacional do certame, para saber o porquê da participação da jovem.

“Até então eu, como coordenador não tinha ciência de que a candidata era mãe. Até o presente momento. E hoje eu tive ciência desse fato, com a coordenação nacional me procurando pra entender o porquê eu tinha colocado uma candidata mãe no concurso”, informou o Lins.

Em um vídeo nas redes sociais do Miss e Mister Acre CNB, Sidney informou que a candidata não irá perder o título atual, e que será ressarcida do valor da inscrição do concurso.